sábado, 27 de março de 2010

Diário do "Master Martins" - A Tasmânia e o fim da jornada!

Chegámos à Tasmânia... não é por acaso que o O'neill Cold Water Classic procura os lugares mais a sul ou mais a norte, os mais agrestes ou mais selvagens.
Desta vez calhou-nos o campeonato mais a sul do planeta: um visual incrível num lugar inóspito. O pior é o frio, a chuva, e o onshore. Depois de um mês de campeonatos e treinos - longe de casa e dos amigos - há que encher bem o peito para enfrentar mais esta batalha... fazer o quê? É mantendo um espírito forte e a motivação lá em cima que se passam heats e se ganham campeonatos.
Alugámos um Bungalow no Artur River Caravan Park: um caixote com 3 camas, uma cozinha, uma sala, wc e tudo encaixava mais ou menos em 18 m2 - luxo é coisa que não existe no circuito. O "guito"(€) é curto e tem que ser muito bem gerido para conseguir chegar ao fim deste circuito.
Á noite os cangurus, os wallabies, os monstros da Tasmânia (que de maus só tem o nome), as chuvas de escaravelhos e cobras venenosas apareciam à nossa porta, no meio das estradas, batiam no para brisas do carro e alguns chegaram a ficar por baixo dele...wildlife!!!
O João treinou dois dias antes do inicio do evento, as condicões foram sempre muito difíceis, mas o surf e os scores não fugiam da media geral.
Primeiro dia de campeonato, o João entrou no 2º heat do primeiro round, encontrou uma esquerda que lhe valeu 6 pontos e com uma segunda nota razoável que garantiu a passagem para o round seguinte. Resumindo, fez um heat com ritmo, sempre na procura daquela onda que abrisse uma parede para poder pontuar sempre com as condicoes de surf péssimas.
O próximo heat era o primeiro do round 96. Jordy Smith e Shaun Cansdell, eram dois dos seus adversários: um atleta do WT, uma das grandes promessas mundias, e campeão da ultima edição deste campeonato e o outro também (não) tem boa fama. Mas a ideia è não mostrar medo, manter a concentração no objectivo, e partir para cima deles como se não houvesse amanhã.
Entretanto, e como faltava um dia algumas horas para o próximo heat, fomos preenchendo o tempo com umas sessões de surf (dentro do possível...), uns jogos de snooker no único pub do lugar (ganhei os jogos todos, mas ele vingou-se dentro de água) uns alongamentos, etc. Internet só às segundas, quartas e sextas, nas instalações da única escola local, já o telemóvel não sabem o que é isso,que sorte!
Chegou a hora de enfrentar os 90 kilos de força, talento e agilidade de mister Jordy, e Shaun Cansdell o autraliano de Queensland, considerado um dos surfistas com o surf mais progressivo do momento. Toca a buzina e o João com vontade de pontuar no primeiro minuto arranca numa direita com potencial, só que dentro da espuma sai Jordy Smith, "snaking" era a palavra certa, mas foi marcada uma interferência. Guedes continuou a pontuar: duas boas esquerdas e uma direita comprida deram-lhe scores de 5.97, de 5.50 e 5.00. Já o Shaun não passava dos 4.50, atè poucos minutos do fim... Jordy sem deixa margem para dúvidas arrancou dos juizes um 8 e um 9...se nao fosse marcada a interferência o final seria bem diferente.
Infelizmente o favoritismo neste circuito ainda é bem evidente, a começar pelo entusiasmo com que o "speaker" fala dos seus conterrâneos, amigos ou dos mais mediáticos. O mesmo passa-se com o plantel de juízes, onde a descrepância dos scores é por demais evidente. Esta é mais uma regra a ter em conta neste jogo.
O onshore, o frio e a chuva continuavam, o campeonato estava feito e a vontade de nos aproximarmos dos trópicos era cada vez maior. Decisão tomada: o destino preferido era obviamente Collangata na Gold Coast. Trocámos os vôos, acrecentando umas horas de carro, avião e comboio para finalmente chegar ao nosso destino final, onde o grande amigo Alex espera-nos na estação.
Estes últimos dias são o prémio por todo o esforço das últimas semanas. A "Las Vegas" do surf Australiano tem água quente, um super bank, muito calor, snappers, Row Energy com um menu do mais saudável possível, bom ambiente, terra das festas, é assim a Gold Coast..."Surfers Paradise"!!!
Os spots de surf são imensos e nestes quatro dias finais vamos explorar alguns deles.
Daremos notícias em breve.

MM

P.S. peço, mais uma vez, desculpa pelas fotos, em breve vai haver muito material! O João ficou sem palavras quando viu a mensagem dos amigos e agradece a todos no comentário feito nesse post com o meu nome.

2 comentários:

Anónimo disse...

força ai grande joao,mandate pa cima dos bifes...!!abraçao kiko lopes

Vittinha disse...

Já falta pouco irmão para voltare...certo ? Siga marcar um jantar todos quando chegares!!! Abraço LIDER (MGF)