segunda-feira, 15 de março de 2010

97º no Drug Aware Pro - 206 Pts

Foi, no mínimo, um GRANDE azar o facto de João Guedes não ter passado esta noite o 1º Round do Drug Aware Pro, evento Prime do WQS, que decorre em Margaret River na Austrália.
Numa bateria em que surfava contra Paulo Moura (BRA), Masatoshi Ohno (JPN) e Jose Maria Cabrera (CNY), João Guedes fez duas ondas de score baixo: 2.50 e 3,67, resultando num combinado de 6,17 em 20 possíveis. Contudo, o surfista que ficou em segundo lugar, Masatoshi Ohno, teve o mesmo resultado, mas seguiu para a ronda seguinte. Passo a explicar: quando dois surfistas empatam no seu score total, passa aquele que tiver a onda com pontuação máxima; se essa onda for também igual, passa aquele que tiver a segunda melhor onda com melhor pontuação; e se, as duas melhores ondas tiverem o mesmo score, passa o que tiver o terceiro melhor score - e por aí a diante. Ora, o que aconteceu foi exactamente este terceiro caso. O João só fez duas ondas que lhe deram o tal combinado, e o japonês fez mais ondas e passou porque o seu terceiro melhor score era um 0.97!! Para quem está familiarizado com isto percebe o quão tangente isto é, para quem não está basta imaginar que para o japonês bastou pôr-se em pé numa onda para ter passado e garantir 600 e tal pontos!
Foi por "uma unha negra" portanto, mas, a vida de competição tem destas coisas e a única coisa a fazer é levantar a cabeça e fazer as malas para o próximo campeonato. Na reacção a este heat, é essa a ideia que o treinador Marcelo Martins, deixa no ar: "O João acabou de perder, de qualquer forma as suas prestações andam muito perto do resto do pessoal. Está a crescer e o objectivo é esse. Vamos aproveitar a semana para continuar a trabalhar em alguns pormenores importantes e bola para a frente...". Eu digo, é assim mesmo Marcelo!! Ainda sobre o nível dentro de água MM acrescenta: "Este mundo é outro! Tudo a dar o litro, tubarões por todo lado! Este campeonato promete, sete dos top 10 ct estão cá, pelo menos 30 wct`s a baterem-se por pontos, já que este ano qualquer ponto é precioso..." Get the idea?
Resta dizer que foi o homem das Canárias, Jose Maria Cabrera, que ganhou o heat, com duas ondas sólidas, passando destacado à próxima ronda. Sendo ele europeu, boa sorte para ele e para Marlon Lipke que entra no Round de 96 surfistas, todos de topo!
O próximo campeonato é o Oneill Coldwater Classic da Tansmania, melhor sorte lá!
Foto: Nem sempre as coisas correm como queremos, mas "no pain, no gain". Força Guedes! foto por Miguel Dolce

2 comentários:

Unknown disse...

Siga Guedes.. Não há como desanimar. És graaande... De certeza, que no próxmimo campeonato vais pautar ainda mais lá pa cima...

good luck my friend.. e FORÇA! da-lhe!

Abração,
Gencsi

Joana Rocha disse...

Força Guedes,

Não há que desanimar, muitas derrotas virão, muitas vitórias virão, mas o mais importante é percorres o teu caminho com muita convicção...

Como disse uma amiga minha noutro dia " “There is only one thing that makes a dream impossible to achieve: the fear of failure.”

JR