quinta-feira, 18 de março de 2010

Diário do "Master Martins" - Vida de Campeonato

"A partida de Newcastle

O campeonato de Newcastle acabou com um 17º lugar e um primeiro heat muito sofrido, o João partiu o "strep" (leash) na primeira onda, perdeu algum tempo mas mesmo sem strep conseguiu bater-se pela passagem ao round seguinte. Uma última onda no último minuto garantiu a nota. O heat seguinte contra o famoso surfista local já não correu tão bem: overscores para o "ozzie" e a falta de notas mais altas não deram grandes hipóteses de luta para o João...
A caminho de Margaret River passamos por Sydney para ver o BOOSTMOBILE SHO. A prosada batia-se pelo best trick. Aerials, grabs, alley oop's , super mans, air reverses eram as manobras que estavam na roleta que aliados à mega estrutura, concertos, skate parks, e muito público punham Boundi Beach ao rubro.
Após seis horas de viagem chegamos a Perth (22 pm) e parecia que era logo ali ao lado. Esta ilha não acaba nunca! Alugamos um carro e arrancamos para mais 3 horas de "freeway" cheia de cangurus a fugir á nossa frente.
Demos boleia a dois Havainos, Gavin Gillet e o homem que o João eliminou em Newcastle, Casey Brown. Gavin é de Kawai, durante a viagem ia mostrando algumas fotos e filmes do seu quintal: direitas quadradas, tubos gigantes e o homem lá dentro como se nada fosse!!

Margaret River
Gracetown é onde estamos a dormir, fica a 20 minutos de Margaret River. Temos em frente a casa Northpoint, um reef de direitas do melhor, Lefthanders outro pointbreak de esquerdas perfeitas, e um beachbreak até à agua, porque partir dai é uma lage lisa coberta por algas, que faz quebrar picos de direitas e esquerdas muito boas.
O heat do João foi o segundo do dia, começar a competir as sete da manhã nunca foi fácil, mas há que contar com isso e embora estejamos a milhares de quilómetros de casa - com muitas horas de viagem no corpo, outras muitas de treinos e jet leg dentro do mesmo país - temos que manter a concentração e a motivação em alta para lhes cair em cima com unhas e dentes e arrumar com eles. Ainda que seja aquele amigo que demos boleia ontem ou aquele com quem dividimos o quarto. São mais de 150 guerreiros, todos para um só objectivo: seguir para o proximo round, um de cada vez ate á final. É a luta para chegar lá, ao WCT!!
O heat foi muito disputado com o João grande parte do tempo em segundo, notas no geral baixas devido as difíceis condições de surf, provocadas pelo "sideshore" que entortavam muito o mar. O José Maria Cabrera saiu directo para primeiro com uma direita comprida e um surf marcado por bons carvings e manobras bem verticais e poderosas; o João seguiu-lhe o rasto apostando nas direitas que tinham mais potencial neste dia. Nos últimos minutos o Japonês Masatoshi Ohno
apanha a sua melhor onda do heat. Logo atrás o Guedes arranca em mais uma direita que não tinha o potencial necessario para a nota que precisava; ficou muito perto do segundo lugar 0,97 pts!!!.
O surf do João está cada vez mais consistente, com mais pressão, mais rápido, com carvings mais fortes e mais marcados; manobras mais verticais com transições mais eficazes a explorar todo o potencial que a onda tem para dar. .É isso que os juizes avaliam e os treinos caminham para lá.
Vamos ficar por aqui a explorar alguns dos mais famosos spots da Western Australia, casa do Sr Taj Borrow.

Tenho aqui o pessoal a apertar comigo para ir surfar...até breve.

MM"
Fotos: Em cima: Gavin Gillette ; Em baixo: carvings mais forte e marcados?

Sem comentários: