sábado, 17 de abril de 2010

Primeiros dias na geladissima vila de Thurso

Dia 1 - Welcome to Scotland Brrrother
E assim chegámos a Escócia!
Depois de 3 horas de avião, uma de autocarro de Gatwick para Heathrow, mais duas de vôo e a finalizar-mos com mais três de carro, a armada lusa(composta por algumas contratações imigras) chega ao destino final... Thurso.
Thurso é uma pequena vila de pescadores no norte da Escócia, tão antiga que ja cá estava no tempo dos vikings, o que me faz pensar, como é que alguém veio aqui parar nessa altura. Se nos tempos de hoje ja é dificil, imagino no tempo desses malucos, mas vá-se la saber o porquê de se terem instalado aqui. O nome é de origem viking e, pelo que eu percebi, é algo como "rio thur", em homenagem a um deus qualquer cujo o nome seria thur, ou algo parecido, mas não consegui saber muito mais!
Com bons points e beach breaks, muito frio, muitas ovelhas e vacas, óptimas destilarias de whisky e uma população um pouco envelhecida, fazem desta vila um quanto ou tanto que não se passa nada.
E entao foi assim que a nossa barca, composta por mim, Justin, Ximenez, Eduardo e o fotógrafo Mauro Motty se foi adaptando ás dificeis condições que se faziam sentir.
No 1º dia acordámos um pouco mais tarde que o habitual pois estávamos desfeitos!Tomámos o pequeno almoço e fomos "checkar" o mar... Surfámos num beach break umas ondas de 20cm com uma temperatura de quase 0 graus dentro de água e pouco mais fora de água. Aqui e ali vê-se montanhas com os topos cheios de neve, condiçoes bastante dificeis para a prática da modalidade para além que as armaduras que levamos vestidas nao ajudam: fato 5/4/3mm, luvas, botas e gorro faz parte do arsenal essencial para se surfar nestas águas...
Após uma sessao de uma hora de surf (pois nao dava para mais), saímos quase gelados e nada como procurar um café para tomar aquele chocolate quente para nos aquecer e só ai é que começamos a ganhar cor. Comemos qualquer coisa, relax, sessão de alongamentos para desenferrojar o corpo, jantar e cama pois supostamente o campeonato começava no dia seguinte...

Dia 2

Acordámos cedo pois o Edu era a 6o heat do dia, pequeno almoço e lá fomos nós. Infelizmente, o heat não lhe correu como o esperado e uma interferência, um quanto ou tanto duvidosa, fez com que o Edu não passa-se o heat...
Uma vez que não tinhamos mais ninguém em prova pois entravamos todos na 2a fase, decidimos ir fazer um surf para não perder o pé na prancha. Fomos ao mesmo pico do dia anterior onde voltamos a surfar completamente sózinhos, desta vez 30cm. Uns aereos, snaps e junções fortes ajudaram o Motty nos seus deveres como fotógrafo. Mas digo-vos, não é nada facil surfar com isto tudo, um gajo mal se mexe, mal ouve, nem tem precepção do que se passa a volta. Uma sensaçao de surf bem diferente da que estamos habituados.
Mesmo ritual do dia anterior e assim se passou mais um dia nas terras altas.
Dia 3
Atrofiu total... flatada, campeonato parado, ninguém tinha heat e ninguem tinha rigorosamente nada para fazer.
Demos uma volta à procura duns 10cm que fosse para surfar, mas nada.
Engonhar, almoço, sessão de alongamentos, um filme e assim conseguimos passar mais um dia nesta terra que cada vez se torna mais dificil de se estar. Amanhã em principio, começam com o 2 round e já é capaz de haver alguma acção no camp. Assim espero....

Dia 4

Nem queriamos acreditar! para alem da flatada do dia anterior levantou um vento gelado que deixou o mar todo desfeito.
Mais um dia de campeonato parado, mais um dia a termos que inventar o que fazer. Acabamos por surfar num point break parecido com trestles, so que com ondas de 20 cm e um vento gelado que fazia com que os 8 graus que marcavam os termometro parecessem temperaturas negativas, talvez das surfadas mais frias que dei até hoje. E sempre sozinhos na agua!
Sem duvida que esta terra deve dar altas ondas e sem ninguém, mas tambem nao é aquele local que me apeteça muito vir cá ver o que se passa em outra altura qualquer do ano, sem motivo aparente. Acho que se nao fosse este camp,tal como a Tasmânia, nunca na vida vinha aqui parar e com certeza nem iria saber da existência de tal vila no norte da Escócia, quase no fim do mundo.
E acho que estamos todos a começar a dar em doidos!
Até novas actualizaçoes um grande abraço para todos e boas ondas...
Aproveitem o calor!!

JG

3 comentários:

Vittinha disse...

Calma e cabeça irmão mais nada...forte abraço ;)(MGF).

grande seguidora disse...

Para cumulo do azar deu a nuvem do volcão e ainda ai estão prezos? Joguem ás damas joguem xadrez façam qualquer coisa para não darem em doidos!!!

Anónimo disse...

Quem me dera estar aí a mamar cervejolas e a ver o campeonato! Nao te queixes! Abraçao